Parece que a cada ano a banda Queen se torna mais popular. E para coroar esse impressão, o grupo publicou em suas redes sociais esses dias que sua célebre canção Bohemian rhapsody atingiu a incrível marca de 2 bilhões de audições no Spotify. Isso a torna de longe o maior sucesso do rock clássico na plataforma. O segundo lugar é Don’t stop belivevin’ do Journey, que não bateu nem a marca de 1 bilhão e meio ainda.

Lembrados com carinho pela performance estonteante do vocalista Freddie Mercury, o Queen está bastante em voga em anos recentes e ganhou um grande impulso com a cinebiografia da banda, chamada justamente Bohemian Rhapsody, que além de grande sucesso de público, ganhou vários prêmios, inclusive, alguns Oscars.

Realmente, a canção vem atingindo alguns recordes ultimamente. No ano de 2021, por exemplo, o single da canção atingiu a marca de mais de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos, o que deu ao Queen a primeira vez que uma banda ganhou o Disco de Diamante por uma canção avulsa. Antes mesmo disso, o Google já tinha considerado a faixa como a com o maior número de streamings no século XXI, contabilizando várias plataformas de áudio e vídeo, em 2018; e o icônico videoclipe da faixa já tinha atingindo a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube, em julho de 2019, conforme o HQRock noticiou na época.

Em junho deste ano, o HQRock também noticiou que o Queen atingiu o recorde mil semanas de permanência de um disco nas paradas oficiais do Reino Unido. A coletânea Queen: Greatest Hits, que foi lançada em 1981 contendo sucessos da “primeira fase” do grupo (incluindo, é claro, Bohemian rhapsody) está desde então sempre presente entre os 100 discos mais vendidos do país-natal.

Para se ter uma ideia, quando do feito, a coletânea estava na 18ª posição, ou seja, dentro do disputadíssimo Top 20 britânico. Na parada atual – correspondente à semana de 23 de dezembro – o álbum está na 23ª posição! Um sucesso de mais de 40 anos consecutivos!

E não parece que isso vai parar por aí.

O Queen se formou em 1970, a partir de uma banda prévia, chamada Smile. Consolidando sua formação com Freddie Mercury (vocais, piano), Brian May (guitarra, vocais), John Deacon (baixo, vocais) e Roger Taylor (bateria, vocais), o grupo lançou o primeiro álbum em 1973 e gradativamente foi chegando ao sucesso de público e crítica. Além de ser uma banda diferenciada em que os quatro membros compuseram canções de sucesso, o Queen tinha uma sonoridade peculiar, combinando o hard rock dos anos 1970 com elementos eruditos e operísticos, dando uma ênfase um pouco mais pop na década de 1980.

Um dos primeiros grandes marcos da carreira do grupo foi o lançamento do álbum A Night at the Opera, em 1975, justamente por combinar elementos da ópera com o seu rock e da qual Bohemian rhapsody foi o single de divulgação e maior sucesso.

Oficialmente, a banda encerrou as atividades em 1991, com a morte de Freddie Mercury, vítima do vírus HIV, mas seus membros remanescentes permaneceram realizando alguns tributos.

Conheça a Biografia e a Discografia Completa do Queen neste Dossiê especial do HQRock.