Com a proximidade do lançamento de Homem-Formiga e Vespa – Quantumania, os rumores sobre o futuro do MCU começam a disparar. Esses dias, os moderadores da página de spoilers do Marvel Studios no Reddit reuniram uma série de rumores que creditam ser verdadeiros, como Vingadores – Guerras Secretas ser dividido em dois filmes, trazer(em) o vilão Beyonder e até adentrarem na Fase 7 do universo cinematográfico da Marvel. Será?

O HQRock nem costuma mais trazer esse tipo de especulação – pois na maioria das vezes são inverídicas – mas esses tópicos, em especial, vêm de várias fontes e trazem elementos que fazem sentido.
Vejamos…
Em princípio lugar, o vilão. Nos quadrinhos, o Beyonder é um ser poderosíssimo (de poder sem limites, para dizer a verdade), que simplesmente era a manifestação consciente de um universo inteiro, paralelo ao nosso e que chega à nossa realidade acidentalmente. Ao vir ao nosso universo, o Beyonder se torna onipotente, ainda que não onisciente nem onipresente, mas alguém muito além do divino.

Intrigado com a raça humana, o Beyonder captura os principais heróis e vilões do Universo Marvel e os leva para um planeta artificial criado por ele, o Mundo Bélico, para os colocar uns contra os outros para nos estudar, e depois, vem à Terra para decidir se a elimina ou não. Esses eventos foram narrados na mais maxissérie Guerras Secretas, publicada em 12 partes entre 1984 e 1985, com roteiro do então editor-chefe da Marvel, Jim Shooter e arte de Mike Zeck; e sua sequência, Guerras Secretas II (que foi o primeiro dos grandes crossovers da editora, transcorrendo na próprias revistas mensais, mas interligando todas emula única trama maior). Trinta anos depois, o evento ganhou um revamp nas mãos do escritor Jonathan Hickman na maxissérie de mesmo título da original.

Ter um filme chamado Guerras Secretas nos faz intuir, então, que o Beyonder seria o vilão, certo? A resposta, dizem os rumores do Reddit, é “sim e não”. Sim, o vilão será o Beyonder, mas não, não será como nos quadrinhos, e sim, uma adaptação ao MCU: no cinema, o Beyonder seria uma variante de Kang, o conquistador, interpretado por Jonathan Mayors, que estreou no papel na série Loki e que retorna como a maior ameaça justamente de Quantumania, preparando o terreno para ele ser o oponente declarado das Fases 4, 5 e 6 do MCU, assim como Thanos foi das três primeiras.
Embora a associação entre Beyonder e Kang seja estranha, não é impossível, afinal, há até precedentes nos quadrinhos.

Nas HQs, Kang é o cientista Nathaniel Richards, do século 30, no futuro, que entediado pela era de paz em que vive, rouba a tecnologia da viagem no tempo e vai para o Egito Antigo, viver como o faraó Rama-Tut, para em seguida, ir ao século 40 e viver numa era de guerra interminável, assumindo a identidade de Kang, o Conquistador, e vindo ao século XX combater os Vingadores por pura diversão. Mas no fim de sua vida, o vilão transpõe a própria tecnologia, se tornando um ser capaz de manipular o tempo, assumindo a identidade de Immortus.

Nas HQs, os Vingadores combatem todas essas versões de Kang de maneira repetida e sucessiva, tornando o personagem um dos mais fortes oponentes do grupo.

No cinema, a transição de Kang para Immortus poderia ser exagerada de modo a ele se tornar o Beyonder, numa versão, claro, muito menos poderosa do que nas HQs, mas talvez com alguma habilidade de manipulação da realidade, talvez até usando o Reino Quântico para criar uma versão cinematográfica do Mundo Bélico, que deve mesmo ser adaptado em Guerras Secretas.
Passemos, então, ao segundo ponto: poderia esse filme ser dividido em dois? Sim, isso é possível e isso já foi feito antes. Basta lembrar que o plano original do Marvel Studios era encerrar a Fase 3 com Vingadores – Guerra Infinita, mas logo trataram de dividi-lo em dois, nascendo Ultimato, que ainda terminou tendo 3 horas de duração.
Guerras Secretas pode repetir a história de seu antecessor.
O maior “porém” é o fato de Guerras Secretas já ter uma primeira parte: Vingadores – Dinastia Kang, que vai trazer de volta aos cinemas os “maiores heróis da Terra” e deve explorar as origens de Kang e talvez terminar com sua evolução a Immortus/Beyonder.
Mas nunca se sabe…
Duas implicações interessantes desse ponto se desdobram. Primeiro é o rumor de que os filmes “solo” da Fase 6 (que podem incluir sequências de Doutor Estranho, Pantera Negra e Thor, por exemplo) já seriam situados no Mundo Bélico, fazendo a transição entre Dinastia Kang e Guerras Secretas. Seria ousado não confinar a trama do Mundo Bélico em um único filme e explorar as consequências individuais desse evento aos personagens em seus próprios filmes. Dá pra imaginar o MCU fazendo isso é expandido tal elemento às séries de TV também.

O outro desdobramento é a possibilidade de Guerras Secretas Parte II terminar dentro da Fase 7 do MCU, em vez da trama encerrar a Fase 6. É uma implicação menor e não temos consciência do que representa, pois ainda não há um plano claro do que se trata a Fase 7, exceto a tênue noção (ou esperança?) de que os X-Men devem (re)estrear nos cinemas.
De qualquer forma, são possibilidades interessantes… Veremos como se darão.

