Segundo a Variety, o novo álbum dos Rolling Stones, que deve sair este ano, trará participação de dois ex-membros dos Beatles: Paul McCartney e Ringo Starr.

Os rumores são de que McCartney gravou o baixo em algumas faixas e Starr fez o mesmo com a bateria. Vale lembrar que os Stones não têm baixista e baterista “oficiais”, já que Bill Wyman deixou o grupo em 1993 e Charlie Watts faleceu em 2021. Desde então, a banda toca com Darryll Jones no baixo e Steve Jordan na bateria, como músicos acompanhantes, tanto em concertos quanto em gravações.

Beatles e Stones têm uma longa carreira de amizade e rivalidade, desde que surgiram nos anos 1960, mas os membros sempre foram mais amigos do que qualquer outra coisa. Houve, inclusive, várias discretas colaborações entre os dois grupos: o primeiro sucesso dos Stones foi uma canção de autoria de John Lennon e Paul McCartney, que deram para eles gravarem, I wanna be your man, em 1963; o guitarrista Brian Jones canta no coro de Yellow submarine dos Beatles, em 1966, e toca saxofone em You know my name, de 1970; Mick Jagger e Keith Richards cantam no coro de All you need is love; e Lennon é McCartney retribuem em We Love you dos Stones, ambas em 1967; e mais algumas coisas. O HQRock tem até um velho post sobre isso.

A nova obra dos Stones será o sucessor de Blue & Lonesome, de 2016, mas como este era um disco de covers de Blues, será o primeiro álbum de inéditas desde A Bigger Bang, de 2005. Oficialmente, o grupo hoje em dia é formado apenas pelos remanescentes Mick Jagger (vocais), Keith Richards e Ron Wood (guitarras). A banda estreou em Londres em 1962 e desde então é um dos mais importantes números da música do século XX.

