Já há alguns dias, o diretor Zack Snyder vem provocando os fãs com algo relacionado a Liga da Justiça de Zack Snyder, a edição do diretor só filme que fora originalmente lançado em 2017 após ele ser demitido da produção. Snyder anunciou um evento misterioso nos dias 28, 29 e 30 de abril e na nova postagem deixou claro que será a exibição de sua trilogia da DC Comics nos cinemas, com Superman – O Homem de Aço (2013), Batman vs Superman – A Origem da Justiça (2016) e Liga da Justiça de Zack Snyder (2021), como diferencial de que esse último sairá não só pela primeira vez nos cinemas, mas também em formato Imax.

Não é muito claro o que a Warner Bros. Discovery e o DC Studios pretendem com essa jogada, mas parece um tipo de atitude compensatória ao diretor, que prepara um novo filme chamado Rebel Moon.
Talvez, Warner-DC queiram fazer um teste ou apenas garantir que a versão última de Liga da Justiça ganhe o status real de um filme lançado nos cinemas e não apenas no streaming.
Não há detalhes adicionais do evento, nem se ele ocorrerá apenas em Los Angeles, se será um lançamento nacional nos EUA ou mesmo mundial. Snyder vem divulgando a conta gotas na rede Vero e deve acabar revelando tudo nos próximos dias.

Após ter dado a partida no velho universo cinematográfico da DC com O Homem de Aço e Batman vs Superman, Snyder iniciou as filmagens de Liga da Justiça em 2016, porém, a recepção dividida do último filme e as críticas preocuparam o estúdio, que decidiu tomar medidas para “aliviar” a mão pesada do diretor, inclusive, contratando Joss Whedon (diretor de Os Vingadores) para reescrever algumas cenas.
Porém, quando Snyder apresentou seu corte bruto do filme, no início de 2017, a Warner decidiu demiti-lo, o que veio ao mesmo tempo em que a filha do diretor se suicidou. A tragédia terminou sendo usada como desculpa para sua saída da produção.
Joss Whedon, então, foi imbuído do cargo diretor e decidiu fazer uma maratona de refilmagens para “melhorar” o filme, contudo, a agenda complicada dos astros adiou as refilmagens para agosto de 2017, apenas três meses antes do lançamento.

Por algum motivo ainda não totalmente esclarecido, a Warner decidiu manter a data de lançamento, em vez de adiá-lo por seis meses, o que resultou em Liga da Justiça ser lançado em novembro daquele simplesmente inacabado, com os piores efeitos visuais que um blockbuster da era recente já apresentou. O resultado foi um fracasso retumbante e uma das menores bilheterias dos filmes da DC.
A experiência marcou o início do fim do universo DC nos cinemas, algo que se concretizou este ano com a decisão de reboot total por meio do DCU e do novo DC Studios sob o comando de James Gunn e Peter Safran.

Porém, a história teve um epílogo: na ausência de material para apresentar ao público em meio à crise d pandemia de Covid-19, a Warner financiou a finalização da versão original de Snyder, culminando no lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder, em 2021, no streaming da HBO Max como um filme de 4 horas de duração. A resposta foi em sua maior parte positiva, mas não o suficiente para o estúdio reabilitar o chamado snyderverse.
Mas pelo menos os fãs (ou talvez uma parte deles) poderão ver o resultado em uma tela de cinema.
Leia a Resenha do HQRock para Liga da Justiça de Zack Snyder.

