A Amazon MGM Studios divulgou hoje que Denis Villeneuve (de Duna) é o diretor do próximo filme de James Bond, o agente secreto 007. O comunicado oficial trouxe também depoimentos do diretor e produtores sobre a contratação, ainda que não haja nenhuma data de lançamento ou nenhum protagonista escolhido até o momento.

Villeneuve é aclamado por seu trabalho recente no remake de Duna e suas sequências, além de obras como Blade Runner 2049 e A Chegada. Na declaração ele enfatiza ser um grande fã do personagem…
Eu cresci assistindo aos filmes de James Bond com o meu pai, mesmo desde Dr. No com Sean Connery. Sou um grande fã de Bond. Para mim, ele é território sagrado. Eu pretendo honrar a tradição e abrir caminho para as muitas missões que virão. Isso é uma responsabilidade enorme, mas também, incrivelmente excitante para mim e uma grande honra.
O presidente da Amazon MGM Studios, Mike Hopkins ressaltou que sempre foi o sonho de Villeneuve fazer esse filme e que o estúdio está muito animado. O diretor irá trabalhar com a dupla de produtores Amy Pascal (ex-responsável pela franquia do Homem-Aranha na Sony) e David Heyman (ex-responsável pela série Harry Potter).

A Amazon MGM Studios é parte do conglomerado da Amazon e é herdeira da MGM que detinha os direitos de distribuição dos filmes da franquia de 007. O controle criativo da franquia estava nas mãos da Eon Productions desde o início, em 1962, fundada por Albert Broccoli e tocada até o início deste ano por seus filhos, Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, porém, após alguns anos de embates férreos com a direção da Amazon, os Broccoli decidiram vender o controle da franquia à empresa de Jeff Bezos por aproximadamente 1 bilhão de dólares.
Não há prazos para o lançamento de um novo filme de James Bond, mas a Amazon tem pressa e podemos ver o novo 007 chegar aos cinemas provavelmente em 2027.

James Bond, o agente secreto 007, foi criado pelo escritor Ian Fleming, estreando no livro Cassino Royale, de 1953, que se tornou um grande sucesso de partida. Fleming escreveu 14 novelas do personagem antes de sua morte e negociou os direitos ao cinema, com 007 Contra o Satânico Dr. No estreando em 1962. Ao todo foram 26 filmes até 007 – Sem Tempo para Morrer, de 2021, que encerrou a fase atual da franquia. O próximo filme dará início a uma saga completamente nova.

