Está ocorrendo no Brasil a CCXP, um dos maiores eventos Geeks do mundo, e hoje, a editora Panini Comics confirmou o lançamento da coleção Marvel de Bolso no Brasil, repetindo a estratégia que já se mostrou exitosa com a DC Comics.
A iniciativa já era esperada após a Panini Comics da Itália ter divulgado algumas semanas atrás que lançaria o formato por lá, conforme o HQRock noticiou. A Panini é a responsável pela distribuição das revistas da Marvel em boa parte do mundo, inclusive no Brasil.
Por aqui, a Panini também publica as revistas da concorrente DC Comics e já tinha lançado a DC de Bolso há algum tempo, com grande sucesso. O formato foi adotado até nos Estados Unidos e vem fazendo um grande sucesso por lá, como o HQRock também noticiou.

A Marvel de Bolso no Brasil será inaugurada com duas histórias clássicas que aparecem nas listas das melhores já publicadas: Demolidor: Homem sem Medo e Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven.

Demolidor: Homem sem Medo foi escrita por Frank Miller e desenhada por John Romita Jr., publicada como uma minissérie em 1993 para celebrar os 30 anos de publicação do personagem, trazendo uma nova e mais profunda abordagem à sua origem, numa trama absolutamente influente. Enquanto Romita Jr. tinha sido o artista sensação das revistas mensais do diabo da Cozinha do Inferno pouco tempo antes, Miller era o célebre roteirista que revolucionou o Demolidor no início dos anos 1980, tirando-o da obscuridade e da iminência do cancelamento para transformá-lo num dos maiores sucessos da Marvel e numa das revistas mais aclamadas daquela década, numa sequência de HQs de tirar o fôlego, conhecidas hoje como A Saga de Elektra, publicada entre 1981 e 1983.
Miller também foi o responsável pelo arco A Queda de Murdock (Born Again), de 1987, que explorou a psiquê de Matt Murdock e sua rivalidade mortal com o Rei do Crime. O Homem sem Medo está na lista do HQRock das Melhores Histórias do Demolidor.

Já Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven é uma das melhores e mais importantes história do cavaleiro das teias. Escrita por J.M. DeMatteis e desenhada por Mike Zeck, dois artistas com experiência no personagem, foi publicada originalmente em 6 partes nas três revistas mensais do escalador de paredes, no verão de 1987, e é um conto sombrio e violento que explora os medos de Peter Parker ao ser confrontado com um velho inimigo que caiu em desgraça e quer realizar um último grande ato. É uma história até certo ponto aterradora e muito adulta. Uma obra-prima. Ela está na lista do HQRock de Melhores Histórias do Homem-Aranha.
Se a dupla de abertura da Marvel de Bolso der o tom do restante da coleção, ela será bastante diferente da versão italiana. Lá, o foco é em HQs importantes contemporâneas, quase todas elas já publicadas neste século. As duas brazucas apontam para HQs clássicas da Era Sombria dos quadrinhos, publicadas especialmente nos anos 1980 e 90. São histórias famosas, já usadas para adaptações em outras mídias e que, além de influentes, têm grandes consequências aos seus personagens.
Isso é interessante, porque o estilo de narrativa mudou com o passar das décadas, e às vezes, HQs antigas (ainda que clássicas) são de difícil leitura para o público contemporâneo, por questões estéticas e de narrativa. Mesmo sem a mesma importância do que aquelas outras, HQs dos anos 2000 terminam sendo mais inteligíveis ao leitor de hoje. Por outro lado, no que pesem as mudanças de estilo e linguagem, muitas HQs clássicas se mantêm como leituras impressionantes, como é o caso das duas escolhidas para abrir a coleção.

