A recente compra da Warner Bros. pela Netflix aumentou a preocupação mundo à fora sobre a sobrevivência do mercado de salas de cinema... O temor é que uma empresa focada em streaming (em filmes e séries em casa, na TV) enfraqueça os lançamentos no cinema de um estúdio como a Warner. Mas existem algumas tentativas de fortalecimento desse campo, e neste caso, a Disney fez dois anúncios interessantes esses dias: tanto Vingadores – Ultimato quanto Star Wars – Uma Nova Esperança irão voltar às salas de cinema para exibições especiais. Uma ótima notícia!

O Marvel Studios, que pertence à Disney, irá encerrar mais um ciclo de histórias de sua franquia do MCU com a estreia de Vingadores – Doomsday, em dezembro de 2026 (a primeira parte de um evento em duas partes que ainda terá Vingadores – Guerras Secretas um ano depois). E para esquentar as coisas, a Marvel irá relançar o já lendário Vingadores – Ultimato nas salas de cinema em 25 de setembro de 2026, dois meses antes do novo filme.
É uma boa estratégia de fazer os fãs retornarem às salas de projeção para ver essa que é hoje a segunda maior bilheteria da história, com 2,799 bilhões de dólares (atrás apenas de Avatar de James Cameron), em vez de apenas vê-lo pela TV (ou celular!) no streaming do Disney+. Esse tipo de prática já foi feita algumas vezes no passado (inclusive, com o próprio Ultimato e também com Avatar) e sempre atraem bom público.
Você pode ler a Resenha do HQRock sobre o Ultimato quando o filme foi lançado nos cinemas em 2019.
E se quiser se divertir… pode acompanhar a Linha do Tempo do MCU até os eventos de Ultimato neste incrível Dossiê do HQRock!

E não será o único caso… Celebrando o aniversário de 50 anos de lançamento, Star Wars – Uma Nova Esperança irá ser relançado mais uma vez nas salas de cinemas em 19 de fevereiro de 2027, numa nova versão restaurada. A clássica aventura dirigida por George Lucas que revolucionou o cinema de entretenimento (e deu origem à franquia espacial mais famosa de todos os tempos) já foi relançada nos cinemas algumas vezes no passado, desde na antecipação do segundo filme da série, em 1980, passando pela comemoração de 20 anos em 1977, quando foi restaurada pela primeira vez (com Lucas adicionando efeitos especiais digitais inexistentes na versão original).
Ao contrário do MCU, contudo, a saga de Star Wars nos cinemas atravessa uma fase mais incerta, pois ainda não são claros os planos do futuro da franquia, apesar do filme The Mandalorian and Grogu está previsto para 21 de maio de 2026, dando sequência à série de TV do Disney+ que já teve 3 temporadas.

