Um acidente de carro...
Um acidente de carro…

Chegará às lojas em breve a nova edição de Action Comics 17, que traz uma nova versão para a morte dos pais do Superman, o mais icônico dos super-heróis, publicado pela DC Comics.

No preview da revista – que também é lançada no formato digital – se vê que Jonathan e Martha Kent morrem em um acidente de carro. Não é um spoiler, porque a revista Action Comics 01, de 2011, que deu início à nova fase do Superman dentro da iniciativa chamada Os Novos 52, com um reboot cronológico e editorial do universo ficcional da DC Comics, já dizia que o casal havia morrido. Mas não se sabia os detalhes do ocorrido.

Pelo o que dá a entender no preview de três páginas, um Clark Kent ainda bem jovem – na casa dos 18 anos talvez? – estava em algum tipo de festa (está de smoking) e, portanto, não pode impedir a morte de seus pais adotivos em um acidente de carro. Ao chegar ao hospital, sua mãe já está morta e o pai está convalescendo. Clark tira o pai do hospital e o leva para casa. No leito de morte, Jonathan Kent faz um discurso sobre Clark usar seus poderes para o bem e ser um campeão dos oprimidos.

É óbvio que há grandes referências aí ao Homem-Aranha, herói da concorrente Marvel Comics criado 24 anos depois do Superman e que embasou sua carreira heróica numa lição de responsabilidade dada pelo tio falecido. Esse elemento não existia na cronologia do Superman.

Na nova cronologia, após a morte dos pais, Clark deixa Smallville e vai para Metrópolis, onde age como o Superman, primeiramente, usando apenas roupas comuns, com uma camiseta com seu símbolo característico do “s” (nas histórias, um símbolo kryptoniano) e uma capa vermelha indestrutível. Temido pela população, o herói só passa a ser bem-visto depois que impede uma invasão alienígena de Brainiac, ocasião na qual também encontra uma armadura kryptoniana que passa a usar no combate ao crime, nascendo assim, seu uniforme propriamente dito.

Essa nova trama, elaborada pelo escritor Grant Morrison, na verdade, retoma conceitos da Era de Ouro, ou seja, dos anos 1940 e 1950. Quando o Superman foi criado, em 1938, suas histórias já estabeleciam que o herói teria ido para Metrópolis e se tornado o maior de todos os heróis após a morte de seus pais, de velhice. Jonathan e Martha Kent seriam um casal já idoso, que não podia ter filhos, que encontrou a nave na qual o bebê Kal-El chegou à Terra, batizando-o de Clark Kent e o criando como seu filho.

... priva Clark Kent de seus pais adotivos...
… priva Clark Kent de seus pais adotivos…

Essa é mais ou menos a versão vista em Superman – O Filme, de 1978, dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeve, embora, neste caso, apenas seu pai, Jonathan (vivido por Glen Ford) falece, quando Clark é adolescente e sua mãe permanece viva até depois dele se tornar o Superman. Em Superman – O Retorno, de 2006, dirigido por Bryan Singer e estrelado por Brandon Routh, mas que continua a mesma cronologia dos velhos filmes, Martha Kent ainda está viva e morando na sua fazenda em Smallville, inclusive, com um novo namorado.

Na série de TV, Smallville, que contou as aventuras do jovem Clark Kent antes dele se tornar o Superman, e que durou 10 Temporadas entre 2001 e 2011, a história é parecida. No início da série, quando Clark tem 15 anos, Jonathan e Martha Kent estão vivos e bem, e são mais jovens do que todas as versões anteriores, com uma diferença relativamente pequena de idade com o filho adotivo. Cinco anos depois, Jonathan morre de um ataque cardíaco (tal qual no filme), depois de concorrer a uma vaga de Deputado e ganhar. Com sua morte, Martha assume o cargo e, em seguida, também é estabelecida como Senadora, assim terminando a série.

Contudo, na reformulação cronológica da DC chamada Crise nas Infinitas Terras, todo o passado do Superman foi alterado. A minissérie Superman: O Homem de Aço, escrita e desenhada por John Byrne, publicada em 1986, mostra que os pais do herói estão vivos e acompanham sua carreira. O casal de velhinhos, embora também não tão velhos assim (ao contrário, foram representados cada vez mais jovens), permaneceu vivo e atuante durante mais de duas décadas. Jonathan Kent morre no arco Brainiac, escrito por Geoff Johns e desenhado por Gary Frank, publicado em 2008, em Action Comics 870.

Mas agora isso mudou, passando a valer a nova história de Grant Morrison.

Action Comics 17 é a penúltima edição do Superman escrita por Morrison, que já havia anunciado seu afastamento das revisas mensais para se dedicar apenas a projetos especiais.

... e dá uma lição sobre responsabilidade.
… e dá uma lição sobre responsabilidade.

O curioso é se essa história está próxima do que veremos no filme Superman – O Homem de Aço, que estreia em junho próximo. Já foi dito anteriormente que as ideias de Morrison influenciaram o roteiro do filme. Será que isso acontecerá na trama do longametragem dirigido por Zack Snyder e estrelado por Henry Cavill?

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.