
Com a proximidade do início da Comic-Con de San Diego, muitas notícias e rumores circulam sobre os filmes e mais ainda de X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox. O site The Vulture garante que descobriu segredos sobre a trama do filme e a confirmação de alguns personagens.
De acordo com o site, (como já se esperava – já que ele protagoniza tudo o que diz respeito aos X-Men nos cinemas) será Wolverine quem viaja no tempo para o passado e não Kitty Pryde como nos quadrinhos originais. No filme, Kitty usaria seus poderes para transportar Logan do presente para o passado – o ano de 1973 – mas algo aconteceria a ela e o herói ficaria preso no passado.
Assim, os primeiros X-Men iriam em busca de alguém que pudesse devolver Wolverine para o futuro.


Além disso, o Vulture garante que descobriu os papeis de alguns atores. Como já se esperava (ou sabia), Peter Dinklage interpreta mesmo o cientista Bolivar Trask, que nos quadrinhos criou os robôs Sentinelas, que devem aparecer no filme. Outro ator com papel não revelado era Josh Helman, que o site garante ser um jovem William Stryker, o militar que transforma Logan em Wolverine. Stryker foi vivido no “presente recente” por Brian Cox em X-Men 2 e “no passado não tão distante” por Danny Hudson em X-Men Origens – Wolverine.
Rumores do passado indicavam que Helman poderia viver um jovem Ciclope, mas considerando o tempo do filme, o ator é velho demais para isso.

E falando em Ciclope – que até onde se saiba não está presente no filme (o que irrita os fãs que querem ver o líder dos X-Men ter o papel que merece nos cinemas) – seu irmão Destrutor, Alex Summers, estará em Dias de Um Futuro Esquecido. O diretor Bryan Singer publicou no Twitter uma imagem do ator Lucas Till no set de filmagem, vestido como um soldado. Será que o Destrutor vai lutar na Guerra do Vietnã? É o que parece.
Aliás, embora seja o irmão caçula de Ciclope nos quadrinhos, não está claro qual é o grau de parentesco dos dois no cinema. Com certeza não é o mesmo. E é possível que Ciclope seja até filho de Alex Summers no universo do cinema. Quem sabe? A idade confere.
E falando nisso (de novo), segundo a cronologia corrente do cinema dos X-Men, em 1973, Wolverine deve estar no Vietnã, lutando ao lado de seu irmão Victor Creed (mais tarde, Dentes de Sabre). É só depois disso que Logan conhece William Stryker, se envolve na Equipe X, se isola no Canadá com a Raposa Prateada e, por fim, é capturado pelo Programa Arma X e tem os ossos de adamantium inseridos em seu corpo.

Ou seja, Dias de um Futuro Esquecido está alinhado ao início de X-Men Origens – Wolverine. Será que ele encontra Alex Summers por lá?
Nos quadrinhos, o arco Dias de Futuro Esquecido, escrito por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicado em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.
X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final) e Matthew Vaughn (de Kick-Ass); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Hugh Jackman (Wolverine), Halle Berry (Tempestade), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde), Shawn Ashmore (Homem de Gelo), Lucas Till (Alex Summers/Destrutor), Daniel Cudmore (Colossus), Fang Bingbing (Blink), Peter Dinklage (Bolivar Trask), Omar Sy (Bishop), Adam Canto (Mancha Solar), Booboo Stewart (Apache), Evans Peters (Mercúrio) e Josh Helman (William Stryker). As gravações iniciaram em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

