
O mais importante (e famoso) álbum da carreira solo do ex-membro dos Beatles, John Lennon, Imagine, de 1971, será relançado em um Box-Set com uma quantidade imensa de material inédito. Os tapes original foram retrabalhados pela viúva do músico, a artista plástica Yoko Ono e o engenheiro de som Paul Hicks, que comandou um processo intenso de remixagem e remasterização nos estúdios Abbey Road, em Londres. Entre as novidades, Imagine: The Ultimate Collection terá mixagens alternativas, out-takes, demos, documentários, entrevistas e muito mais.

Ono e Hicks passaram dois anos trabalhando em cima das fitas originais, gravadas no Ascot Studios, que nada mais era do que um estúdio caseiro que John Lennon montou em sua casa, em Ascot, no subúrbio de Londres. Imagine foi o único álbum do músico gravado lá, pois depois disso, ele emigrou para os Estados Unidos. Todas as gravações de instrumentos e vozes foram feitas lá, mas Lennon ainda foi ao Record Plant, em Nova York, para gravar as partes de orquestras.
Este material foi todo mexido, transferindo os masters das fitas magnéticas originais (em 8 canais) para o moderníssimo pacote de softwares de Abbey Road, que além de ter uma das salas com a melhor acústica do mundo, também é o estúdio mais avançado do planeta em termos de masterização e mixagem. Paul Hicks é o coordenador do setor.

Imagine: The Ultimate Collection traz:
CD 1: The Ultimate Mixes: O álbum Imagine e mais os singles lançados na mesma época (e que não estão no disco) – Power to the people, God saves the Oz e Happy Xmas (war is over) – em som 5.1 surround sound e stereo.

CD 2: The Quadrasonic Mixes: a reprodução da mixagem quadrosônica original de 1971. O som quadrosônico foi uma moda nos anos 1970 na qual os canais e faixas de som eram distribuídos em quatro saídas de som, num antepassado do surround sound dos home theaters de hoje.
CD 3: The Out-Takes: Uma coleção de gravações alternativas diferentes das finais, que trazem novas luzes sobre as faixas que compõem o disco, a participação dos músicos e o próprio processo de gravação. As faixas dos singles também estão incluídas.

CD 4: The Elements Mixes: Yoko Ono e Paul Hicks criam novas mixagens em cima das versões finais, ressaltando instrumentos e passagens que não podem ser apreciadas tão bem nas versões originais por causa dos vários instrumentos usados. Estas novas versões também estão em 5.1 stereo.
CD 5: The Raw Studio Mixes: Ono e Hicks recriam a exata mixagem que foi utilizada no estúdio no momento em que as canções estavam sendo gravadas, remontadas a partir das anotações dos técnicos e das fitas. A audição permite ao ouvinte perceber o som exatamente como ele foi ouvido dentro do estúdio por Lennon e os músicos no momento em que foi tocado.

Blue-ray 1 e 2: The Evolution Documentary: montagens que exploram como cada canção foi composta e gravada, explorando as multipistas das fitas originais e seu resultado final. O álbum compõe o disco 1 e os singles o disco 2.
CD 6: The Eliot Mintz Interviews: Uma coleção de entrevistas feitas pelo DJ de Los Angeles Eliot Mintz com Lennon e Ono sobre o disco e suas visões de mundo. Mintz se transformou em um grande amigo de Lennon e permaneceu como uma das pessoas mais próximas do compositor até sua morte, em 1980.
Todo esse material coleta 135 novas formas de ouvir, com 45 faixas em 5.1 surround sound, 10 faixas em quadrasônico, 61 faixas em estéreo, 17 faixas em mono e 2 easter eggs.

Além de tudo isso, o pacotão ainda pode ser acrescido de dois outros filmes: o longametragem Imagine, um filme experimental dirigido por Lennon e Ono mostrando muita abstração “cabeça” e pouca música, lançado em 1972; e Gimme Some Truth, que é um making-off das gravações do álbum, lançado em 2001.
Os Beatles anunciaram seu fim em abril de 1970, mas a carreira solo de John Lennon já havia começado antes, com o lançamento de alguns singles – Give peace a change, Cold turkey (ambos em 1969) e Instant karma! (o primeiro sucesso, em 1970) – e até de um álbum completo (Live Peace Toronto, uma apresentação ao vivo em um festival no Canadá, lançado em 1969). Mas seu primeiro álbum solo de estúdio foi Plastic Ono Band, de 1970, que trouxe um som sujo, cru e simples e não fez muito sucesso.
Em seguida, Lennon lançou Imagine, o álbum que fez um grande sucesso, puxado pela faixa-título, que é até hoje uma de suas faixas mais conhecidas.

O álbum foi gravado com uma superbanda de grandes músicos: o próprio Lennon na guitarra e piano; o ex-companheiro de Beatles George Harrison, na guitarra solo; o pianista dos Rolling Stones, Nick Hopkins; o futuro baterista do Yes, Alan White; o velho amigo Klaus Voorman para o baixo; além de outras participações especiais, como os bateristas Jim Gordon (do Derek and the Dominos de Eric Clapton) e Jim Keltner, famoso baterista de Los Angeles e que tocaria em vários álbuns de Lennon no futuro; o famoso saxofonista King Curtis, que faleceu logo após as gravações; e vários outros. Para a produção, foi chamado o superstar Phil Spector, o excêntrico principal produtor musical dos EUA no início dos anos 1960.


Lennon lançou mais alguns álbuns, mas terminou assassinado por um fã com distúrbios mentais em frente à sua casa, em Nova York, em 08 de dezembro de 1980.
Saiba mais sobre o álbum Imagine de John Lennon neste velho post do HQRock.
Conheça a Discografia Completa de John Lennon neste Dossiê Especial do HQRock.

