Que tal fazer um levantamento dos tópicos mais quentes do ano de 2023 no mundo Geek, em especial, sobre quadrinhos, filmes e o bom e velho rock’n’roll? Vejamos o que mais movimentou o HQRock nesse ano tão específico…
O ano já começou dizendo que seria trágico para o rock clássico: nos primeiros dias já perdemos Jeff Beck, um dos maiores guitarristas da história.
E poucos dias depois, já veio outra grande perda: David Crosby, cantor e compositor famoso por suas passagens no The Byrds e no Crosby, Stills and Nash e sua variação, Crosby, Stills, Nash & Young.
Outra tragédia, de outro tipo, se seguiu… quando o Pink Floyd anunciou um ciclo de comemorações sobre os 50 anos do álbum Dark Side of the Moon (que incluiu o lançamento de sua célebre versão ao vivo de 1974 como álbum pela primeira vez!), a logo com as cores do arco-íris – que embalam a capa do disco por causa do efeito do prisma – geraram reclamações dos haters sobre diversidade sexual. Emoji de palma da mão na testa!
Mas pelo menos tivemos a necessária homenagem aos líderes dos Rolling Stones, Mick Jagger e Keith Richards, em sua cidade natal, afinal, ambos estão passando pela celebração dos 80 anos de vida. E mostraram que estão na ativa e são relevantes, como veremos mais abaixo!
O ano também já começou com o diretor James Gunn divulgando seus planos para o novo DCU já com ele como o novo CEO do DC Studios… Superman, Batman e cia. irão retornar aos cinemas… algum dia. Com glória? Veremos no futuro…
Depois, o senhor das trevas em pessoa, Ozzy Osbourne, anunciou o triste fim de suas turnês em consequência de seus problemas de saúde. Mas há esperança de que alguns shows esparsos ainda possam acontecer.
Outro momento triste envolvendo o rock veio depois: a briga homérica e a troca de farpas inacreditável entre os dois ex-líderes do Pink Floyd: Roger Waters e David Gilmour. O mundo querendo eles unidos fazendo música e os dois em uma troca de ódio que têm fundo na insegurança e na disputa de poder. Que pena…
Um dos posts de maior sucesso do HQRock é sobre os livros de Ian Fleming com a versão original de James Bond, o agente secreto 007, mas uma notícia algo preocupante sobre os livros e seu conteúdo veio à tona este ano. O que você acha?
De volta aos filmes, muita gente ainda nutre a esperança de ver um filme solo do Hulk pelo Marvel Studios. Será que é possível? Por que não aconteceu ainda? Esta reportagem mostra alguns fatos e algumas especulações sobre o tópico envolvendo não apenas o gigante de jade, mas também, Namor, o Príncipe Submarino, personagem que também já ganhou as telonas em Pantera Negra 2 – Wakanda para Sempre.
Os filmes de super-heróis enfrentam uma baixa depois de uma década como os maiores ativos da indústria do entretenimento mundial. A Cerimônia do Oscar 2023 foi um indício disso?
O ano de 2023 trouxe algumas reflexões interessantes sobre música e sucesso. Falaremos mais sobre isso abaixo. Mas vejam que interessante esse tópico…
O mundo corporativo é uma parte da indústria do entretenimento que a maioria das pessoas não conhece ou não acessa. Mas ele influencia (ou determina seria o mais indicado?) diretamente aquilo que as pessoas irão assistir no cinema ou na TV. O caso do CEO da Marvel é um ótimo exemplo do que ocorre nos bastidores…
Todo ano, muita gente boa e importante parte ao (des?)conhecido… Rita Lee foi uma dessas que deixou uma enorme lacuna na música brasileira e no rock neste 2023 trágico.
O HQRock é particularmente conhecido por seus Dossiês Especiais. E este foi um dos lançados neste ano de 2023… Qual a última canção dos Beatles? O melhor de tudo – e isso não foi planejado – é que isso casou com o que aconteceu mais à frente no ano… veja abaixo!
A questão dos direitos autorais dos criadores dos quadrinhos foi outro tópico que rendeu em 2023, ainda mais com o contexto da histórica greve de roteiristas e atores em Hollywood. E este caso, envolvendo alguns dos clássicos criadores da Marvel Comics foi o mais badalado de todos, envolvendo nomes como Larry Lieber, Gene Colan, Don Heck, Don Rico e Steve Ditko, que cocriaram personagens como Homem de Ferro, Thor, Homem-Formiga, Vespa, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Falcão, Homem-Aranha e Doutor Estranho. O acordo foi feito primeiro com os quatro primeiros e seis meses depois com Ditko, que disputava o direito de suas criações, como o Aranha e Estranho.
O uso de Inteligência Artificial (na verdade, aprendizagem de máquina seria o termo mais correto neste caso) para resgatar a voz de John Lennon de uma gravação comprometida e usá-la numa nova canção dos Beatles gerou todo um debate sobre o uso de IA na música (e outras mídias) e também popularizou a prática, que rende criações inusitadas dos próprios usuários da internet.
Outra grande perda no mundo foi o desenhista John Romita, o mais clássico ilustrador do Homem-Aranha e cocriador de um sem número de personagens, como Wolverine, Justiceiro e Miss Marvel. Landa dos quadrinhos, Romita Sr. (pois seu filho, Junior, também é ilustrador famoso) nos deixou aos 93 anos com um legado simplesmente fantástico e imortal.
2023 foi um ano de derrocada para os filmes de super-heróis e a estreia (e fracasso) de The Flash foi um melhor exemplo disso. Apesar da alta expectativa dos fãs e de muitos e muitos críticos o classificarem (precocemente e erroneamente, claro) como “o melhor filme de HQs já feito”, The Flash simplesmente deu de cara com a parede na esteira das polêmicas de seu ator protagonista e do cansaço do grande público com as desfeitas da DC Comics nas telonas.
Outra grande perda, agora no campo do rock clássico: Robbie Robertson, o líder da The Band.
Um daqueles casos nos quais os rumores se confirmam depois de alguns meses (falaremos disso abaixo). Mas a notícia de que os Beatles relançariam suas mais célebres coletâneas com novas mixagens pegou o público de surpresa e gerou grande expectativa nos fãs, animando o fim de ano daqueles que gostam de rock clássico. A confirmação veio dois meses depois…
Como o rock atual não causa grandes impressões, cabe ao público apenas se contentar com novos “velhos” lançamentos, como este é um ótimo exemplo. Mas quem não gostaria de ouvir (e ler) essa obra maluca de Pete Townshend e de sua banda, The Who?
E o rock clássico deu um banho no mercado no terço final de 2023, começando com o novo álbum dos Rolling Stones, que sacudiu todo mundo num material sensacional e grande sucesso!
E foram logo seguidos pelos Beatles, também fazendo sucesso!!!! Anos 1960, é você?
Ao passo e ao cabo… coisas boas e coisas ruins. Como em todos os anos. Do que você gostou e do que você não gostou?
Que venha 2024!

