
Faleceu nesta sexta-feira Danny Kirwan, ex-guitarrista da banda Fleetwood Mac. Ele tinha 68 anos e a causa não foi confirmada. Quem deu a notícia foi Mick Fleetwood, o baterista do grupo.
Na página oficial da banda no Facebook, Mick Fleetwood escreveu:
Hoje fomos atingidos pela triste notícia do falecimento de Danny Kirwan, em Londres, Inglaterra. Danny foi uma grande força em nossos primeiros anos. Seu amor pelo Blues o levou a ser convidado a entrar no Fleetwood Mac em 1968, onde fez sua casa musical por muitos anos. O verdadeiro legado de Danny, em minha mente, irá sempre viver na música que ele escreveu e tocou tão belamente como parte da fundação do Fleetwood Mac, que agora já dura mais de 50 anos. Obrigado, Danny. Sempre sentiremos sua falta.

Nascido em Brixton, Londres, em 1950, Danny Kirwan começou a tocar muito cedo e logo se destacou na cena de R&B de sua cidade natal. Em 1968, o guitarrista Peter Green descobriu Kirwan tocando com sua banda, Boilerhouse, que tocava blues. Green já era, então, frontman do Fleetwood Mac e ficou tão impressionado com a habilidade de Kirwan que decidiu empresariá-lo.
O Fleetwood Mac foi formado a partir de ex-membros da John Mayall’s The Bluesbreakers, banda que contou com Eric Clapton, entre 1965 e 1966. Peter Green entrou para os Bluesbreakers justamente para substituir Clapton, mas a política de proibição de bebidas e drogas de Mayall levou ao desgaste com o restante da banda. Saídos daquela, o baterista Mick Fleetwood e o baixista John McVie decidiram montar sua própria banda e a batizaram a partir da junção de seu dois nomes. Pouco tempo depois, o grupo foi completado com o ex-companheiro de Bluesbreakers, Green, e Jeremy Spencer, também guitarrista. O Fleetwood Mac se formou em 1967 e logo virou uma sensação por seu blues rock fervoroso, o que levou à gravação do primeiro álbum homônimo em 1968.
Naquele ano, porém, com o fim da Boilerhouse – que abria os shows do Fleetwood Mac e estava sendo empresariada por Peter Green – a busca por uma nova banda para Danny Kirwan foi infrutífera, de modo que, no fim das contas, decidiram incluí-lo no Fleetwood Mac, que passou a ser um quinteto, com Green, Spencer e Kirwan nas guitarras, McVie no baixo e Fleetwood na bateria.

A banda ganhou maior dinâmica e quase imediatamente emplacaram seu primeiro lugar nas paradas de sucesso britânicas, a instrumental Albatross, lançada em 1969. O uso de três guitarras e a grande habilidade de Green e Kirwan em fazer solos e riffs transformou o Fleetwood Mac numa das bandas mais quentes da Inglaterra, embora nunca tenham tido o mesmo sucesso fora de seu país, tendo alguma popularidade na Europa continental, mas sendo praticamente desconhecidos nos EUA. Green e Kirwan também passaram a dividir os vocais e as composições principais da banda.

Green e Kirwan tocaram juntos em dois álbuns, The Pious Birds of Good Omen e The Play On (ambos em 1969), então, Green deixou a banda em 1970, após desenvolver sérios problemas mentais, normalmente associados ao uso de uma dose “estragada” de LSD.

Sem Green, o Fleetwood Mac chamou a cantora, compositora e pianista Christine Perfect – cujo primeiro álbum solo foi gravado tendo a maior parte dos músicos da banda como membros de apoio – para substituí-lo. Ela casou com John McVie e adotou o nome artístico de Christine McVie, passando a contribuir com o material original da banda ao lado de Kirwan e Jeremy Spencer. O resultado foi Klin House (1970), mas a nova formação não durou muito, pois Spencer deixou a banda para trás sem avisar, ingressando na seita Crianças de Deus.
Para seu lugar foi chamado Bob Welch, que também entrou como vocalista, guitarrista e compositor, assinando a faixa-título e principal sucesso do disco seguinte, Future Games (1971). Contudo, após Bare Trees (1972) foi a vez de Kirwan deixar o grupo: ele foi demitido porque estava completamente alterado por causa do uso excessivo do álcool.
Saindo da banda, Danny Kirwan ainda se lançou em carreira solo e lançou três álbuns, Second Chapter (1975), Midnight in San Juan (1976) e Hello There Big Boys’ (1979), porém, nenhum deles fez sucesso. Atormentado pelo o que muitos chamam de doença mental, Kirwan abandonou a carreira musical depois disso e, ao que consta, chegou a viver como sem teto em Londres.
Não há muitas informações de como foram seus últimos anos.
Kirwan tinha 68 anos.
O Fleetwood Mac prosseguiu a carreira mudando várias vezes de formação e adotando uma postura mais pop nos anos seguintes, até se transformar em uma das bandas de maior sucesso da história com o álbum Rumour, de 1977. A banda permanece em atividade até os dias de hoje.

