O Hulk volta à tona com a série comandada por sua prima, Mulher-Hulk (She-Hulk) e traz a lembrança aos fãs de que o último filme solo do gigante esmeralda foi no longinquo ano de 2008, ainda que Bruce Banner tenha sido um destaque em diversos longas, como Os Vingadores, Thor – Ragnarok, Ultimato e outros. E vem sempre a pergunta: por quê?

O fato é que, antes de ser comprado pela Disney, o Marvel Studios começou a realizar seus próprios filmes (e não apenas comissioná-los), mas não tinha recursos para financiá-los sozinho e muito menos distribuí-los. Então, fez parceria com outros estúdios. Filmes como Homem de Ferro, Capitão América – O Primeiro Vingador e Os Vingadores foram coproduzidos e distribuídos pela Paramount, enquanto O Incrível Hulk (2008) foi pela Universal Pictures.
Contudo, enquanto a Paramount cedeu os direitos dos personagens e, com isso, permitiu à Marvel-Disney desenvolver seu universo integrado, a Universal não fez o mesmo e manteve a propriedade de personagens como Hulk (e seu universo, como Betty Ross e o general Ross, por exemplo), além de outros, como Namor, o Príncipe Submarino.

Uma brecha no contrato permitiu que a Marvel usasse o Hulk como personagem secundário nos outros filmes, mas ficou impedida de ter um filme (ou série) próprios do Hulk. Daí que Bruce Banner apareceu ao lado de seus colegas Vingadores, mas não teve mais uma produção própria.
Todavia, isso talvez esteja prestes a mudar. Um usuário do Reddit (noticiado pelo Comic Book Movie) trouxe à tona um documento de 2003 que discute os acordos de distribuição da Marvel com Paramount e Universal afirmando que a duração dos contratos é de 15 anos a partir do lançamento do primeiro filme.
Presumindo que os contratos não foram alterados nos anos seguintes, isso quer dizer que a Marvel estaria liberada para desenvolver um filme solo do Hulk a partir de 2023.

E isso cai como uma luva em persistentes rumores de que um filme de Planeta Hulk estaria em desenvolvimento. Sem dúvidas, dentre os arcos mais conhecidos do golias verde este seria um dos mais adequados a explorar nos cinemas, ainda que sua ideia básica já tenha sido usada em Thor – Ragnarok.
Mas um filme poderia desenvolver isso e explorar outros meandros da saga. Nos quadrinhos, em Planeta Hulk, a personalidade do monstro verde se sobrepõe à de Banner e com o Hulk emergindo como uma ameaça global, os Iluminati (um grupo secreto formado por Homem de Ferro, Doutor Estranho, Professor Charles Xavier, Raio Negro dos Inumanos, Reed Richards do Quarteto Fantástico e Namor – sim, uma versão deles apareceu em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura – que age nos bastidores para manipular os eventos da Terra) decidem exilar o Hulk e o enviam para ao espaço sideral.

O Hulk termina caindo no planeta Sakaar e é submetido pelo Rei Vermelho a viver como um gladiador em batalhas mortais para entreter um público alienígena. Mas com astúcia, o Hulk articula um golpe e toma o poder em Sakaar, se tornando o regente do lugar.

É óbvio que, se adaptar essa história, o Marvel Studios não irá parar por aí e pode desenvolver uma trilogia do golias verde, pois temos World War Hulk (Hulk Contra o Mundo) na sequência, em que a nave que levou o Hulk a Sakaar explode e destrói o planeta, acabando com a vida do monstro que, àquela altura, já tinha mulher e filho no lugar. Ensadecido de raiva, o Hulk volta à Terra para se vingar dos Iluminati.

Fazer seus próprios filmes do Hulk permitiria explorar a riqueza psíquica do Hulk, algo que o Marvel Studios nunca fez, ainda que tenha sido apresentado em Hulk (2003), primeiro filme do personagem, mas fora do MCU. Seria muito interessante ver Mark Ruffalo representar os conflitos de personalidade entre Banner e Hulk que resultam, por exemplo, na versão “sacana” do monstro: dotado de inteligência, sagacidade e maldade, sempre buscando uma maneira de sobrepujar seu lado “fraco”, que é Banner.
E lembrando que o cronograma de próximos filmes do Marvel Studios tem algumas lacunas que podem ser preenchidas por Planet Hulk. E já há quem ache que o filme será anunciado na D23 Expo, a convenção própria da Disney.
Iremos aguardar.
Saiba tudo sobre o Hulk nos quadrinhos neste Dossiê especial do HQRock!

