O Brasil finalmente ganhará uma filial oficial do The Cavern Club, o famoso pub subterrâneo da cidade de Liverpool, na Inglaterra, da qual os Beatles saíram para conquistar o mundo. O empreendimento está localizado no Shopping Vila Olímpica, no bairro de mesmo nome na cidade de São Paulo e será inaugurado no dia 15 de novembro próximo com um show do cantor Paulo Ricardo (ex-RPM), que apresentará um repertório inteiramente composto de canções dos Beatles e dos Rolling Stones.

O Cavern brasileiro terá 1.100 m² no 3º piso do shopping e é apenas a segunda filial do original, que já tem uma cópia na cidade de Buenos Aires. O anúncio de criação de uma cópia do lendário pub no Brasil foi feito ainda em abril de 2019 (o HQRock noticiou na época, veja aqui!), mas a pandemia de Covid-19 que eclodiu no mundo no ano seguinte retardou os planos. O lockdown imposto por segurança sanitária naquele ano chegou até a ameaçar a existência do próprio Cavern original, que precisou de empenho de fãs e investidores para se manter existindo sem poder abrir as portas (como também noticiamos). Mas após a reabertura, as coisas caminharam bem e a empresa mantenedora, chamada Cavern City Tours (especializada em excursões turísticas com temas dos Beatles pela cidade) chegou até a abrir um novo empreendimento no Strawberry Fields, um parque nos subúrbios de Liverpool, que era frequentado por John Lennon quando criança e a qual ele usou como inspiração para uma da mais belas e famosas canções da banda, Strawberry Fields Forever.

O Cavern brasileiro funcionará todos os dias com restaurante de 11h às 16h, e concertos musicais de quinta a domingo. Seguindo o modelo usado pelo original inglês, os shows acontecerão em duas sessões, a primeira às 20h e a segunda às 22h30. Ele terá um cardápio exclusivo e um Hall da Fama com acervos exclusivos de rock brasileiro e inglês, provavelmente, peças de vestuário e instrumentos musicais, ao estilo do adotado pelo Hard Rock Café. O Cavern britânico dispõe apenas de cartazes exibindo as ilustres atrações que tocaram lá, mas na parte externa do pub, na superfície, há uma estátua de bronze de John Lennon (reproduzindo a capa do álbum Rock’n’Roll do artista, de 1975) e um mural com tijolos inscritos com os nomes dos artistas que tocaram lá. Existe um tipo de filial do outro lado da rua, chamado Cavern Pub que exibe alguns instrumentos musicais, com réplicas daquelas usadas pelos Beatles e originais de Alex Turner, do Arctic Monkeys e de David Gilmour, do Pink Floyd.

Além da estreia com Paulo Ricardo, o Cavern já divulgou parcialmente o calendário de atrações dos próximos meses, que incluem desde bandas tributos, como Hey Jude ou Pop 3 (que traz George Israel, Charles Gavin e Henrique Portugal, das bandas Kid Abelha, Titãs e Skank, respectivamente), nomes do “mercado nostálgico”, como Leo Jaime, Dado Villa-Lobos (da Legião Urbana) e Virginie Boutaud (da banda Metrô), além de algumas atrações de peso, como Andreas Kisser (do Sepultura), Beto Guedes e Titãs.
A lista de atrações divulgadas é a seguinte:
- 15 de novembro – Paulo Ricardo
- 21 de novembro – Léo Jaime
- 22 e 27 de novembro – Hey Jude
- 28 de novembro – Pop 3
- 4 de dezembro – Léo Gandelman
- 05 de dezembro – Hey Jude
- 06 de dezembro – Dado Villa-Lobos
- 11 de dezembro – Andreas Kisser
- 11 de dezembro – Cali
- 12 de dezembro – Kiko Zambianchi
- 13 de dezembro – Virginie Boutaud – vocalista da banda Metrô (acompanhada pela banda Megahits)
- 19 de dezembro – Beto Guedes
- 20 de dezembro – Titãs
- 16 de janeiro – André Frasteschi
- 30 de janeiro – Blitz

O The Cavern Club original abriu as portas como um clube de Jazz em Liverpool em 1957, depois de ter sido um armazém nos tempos da guerra. Ele fica na Mathew Street, uma via peatonal no centro da cidade e é um abrigo subterrâneo, dois andares abaixo do solo, o que lhe dá sua arquitetura única de teto baixo e arcos com tijolos de pedra e justifica seu nome. Os Beatles tocaram lá pela primeira vez em 1958, quando John Lennon, Paul McCartney e George Harrison ainda eram adolescentes e usavam o nome The Quarrymen, sendo uma banda de Skiffle, um tipo de blues rústico e rural. O fato deles incluírem números de rock and roll em sua apresentação terminou por fazê-los serem banidos do clube, devido ao purismo de seus proprietários e público. Mas em 1960, com a crescente onda de bandas de rock em Liverpool, o Cavern mudou sua perspectiva e abraçou o gênero, com os Beatles (já usando esse nome) tocando lá em fevereiro daquele ano. Com sua música intensa, elétrica e contagiante, vocais excelentes e visual com roupas de couro preto, os Beatles rapidamente se tornaram a atração principal da casa, especialmente a partir de 1961, tocando lá todos os dias na hora do almoço, quando o clube ficava lotado de fãs para vê-los.



Com o lançamento do primeiro compacto dos Beatles, Love me do, em outubro de 1962, e o sucesso arrebatador da banda na Inglaterra e na Europa na primavera de 1963, o Cavern ficou pequeno para o grupo, que fez seu show de despedida no local em 03 de agosto de 1963. Ainda assim, o Cavern continuou a ser um dos principais clubes de Liverpool, por onde tocaram The Rolling Stones, The Animals, The Who e Eric Clapton (com a banda The Yardbirds). O clube funcionou até 1973, quando foi fechado pela prefeitura de Liverpool para que desse espaço a uma tubulação de ar para o metrô da cidade. Mas no fim das contas, a tubulação jamais foi construída. Ainda nos anos 1970, um grupo de empresários construiu uma réplica do velho Cavern no outro lado da rua – onde hoje fica o Cavern Pub, mais próximo da superfície – porém, o grupo conseguiu reaver, reformar e reabrir a localização original e ele foi reaberto em 1984, sendo adquirido pela The Cavern City Tours em 1992, que tem Julia Baird, uma das irmãs de John Lennon, como uma das proprietárias. O Cavern segue ativo até hoje, e abrigou shows de atrações de renome internacional, como Paul McCartney, Arctic Monkeys, Oasis, Adele e outros, e sendo também o epicentro do turismo sobre Beatles em Liverpool e sendo o promotor da Beatles Week, um festival temático sobre a banda, que ocorre todos os anos no mês de agosto, com exposições e shows.
Os Beatles foram formados por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, em Liverpool, no norte da Inglaterra, e estrearam em disco em 1962, se tornando a banda mais influente, importante e de sucesso da década de 1960. A banda encerrou as atividades em 1970 e jamais se reuniu, com cada um dos membros conseguindo sucesso em suas carreiras solo. Lennon foi assassinado por um fã com distúrbios mentais em 1980 e Harrison morreu de câncer em 2001, enquanto McCartney e Starr permanecem ativos.

